XIII Encontro Anual de Extensão da UNICENTRO - EAEX
Os CERTIFICADOS estão disponíveis em: https://evento.unicentro.br/certificados/localizar . O ANAIS do evento está disponível em: https://evento.unicentro.br/anais/eaex .
Inscreva-se!Menu do eventoCertificados
O(A)s inscrito(a)s terão direito a certificação de acordo com a modalidade de inscrição e participação no evento:
- Ouvinte
- Apresentação de trabalho
Será emitido 01 certificado por trabalho constando o nome de todo(a)s o(a)s autore(a)s.
A busca pelo certificado da apresentação do trabalho, deverá ser realizada pelo nome do(a) autor(a) responsável pela submissão do resumo expandido.
O(A)s inscrito(a)s na modalidade apresentador(a) também receberão o certificado como ouvinte.
Os certificados serão emitidos de forma on-line e poderão ser acessados no sistema (https://evento.unicentro.br/certificados/localizar), conforme orientações disponibilizadas oportunamente.
Anais do evento
O anais do evento está disponível em: https://evento.unicentro.br/anais/eaex
Programação
PROGRAMAÇÃO GERAL DO EVENTO
- arquivo resumido (clique aqui)
Abaixo segue a programação detalhada com material de divulgação e link de acesso. As informações sobre as apresentações de trabalhos que, nesta edição, são no formato "rodas de conversa", estão disponíveis na aba Ensalamento aqui no menu da página.
26/10 (segunda-feira, 19h)Palestra de Abertura - A extensão universitária no contexto do isolamento: saberes e práticas para resistir (clique aqui)
A palestra será transmitida pelo canal da PROEC UNICENTRO no YouTube: (clique aqui)
28/10 (quarta-feira, 09h às 11h)
Mesa Redonda - UNICENTRO na Comunidade: os projetos de extensão e sua relação com a transformação social (clique aqui)A mesa será transmitida pelo canal da PROEC UNICENTRO no YouTube: (clique aqui)
28/10 (quarta-feira, 19h)
Palestra - Produção acadêmica no contexto do isolamento: os desafios das mães e mulheres (clique aqui)A palestra será transmitida pelo canal da PROEC UNICENTRO no YouTube: (clique aqui)
29/10 (quinta-feira, 09h às 11h)
Rodas de conversa (apresentação de trabalhos) - consulte a aba Ensalamento aqui no menu da página.
29/10 (quinta-feira, 14h às 16h)
Rodas de conversa (apresentação de trabalhos) - consulte a aba Ensalamento aqui no menu da página.
29/10 (quinta-feira, 19h às 21h)
Rodas de conversa (apresentação de trabalhos) - consulte a aba Ensalamento aqui no menu da página.
30/10 (sexta-feira, 14h)
Mesa Redonda - Diálogo sobre a Agroecologia (clique aqui)A mesa será transmitida pelo canal da PROEC UNICENTRO no YouTube: (clique aqui)
30/10 (sexta-feira, 16h)
II Simpósio de Homeopatia (clique aqui)O evento será transmitida pelo canal da PROEC UNICENTRO no YouTube: (clique aqui)
30/10 (sexta-feira, 19h)
Atividade Cultural - Arte em Tempo de Pandemia: O que nos salva? (clique aqui)A palestra será transmitida pelo canal da PROEC UNICENTRO no YouTube: (clique aqui)
Ensalamento
ENSALAMENTO (clique aqui)
Lembre-se, as apresentações de trabalhos adotam o formato "roda de conversa". Observe as informações contidas na aba Instruções autores e Apresentação de trabalhos aqui no menu do site.
Abaixo estão disponibilizados os arquivos dos resumos expandidos de cada sessão e o link de acesso das salas. As sessões de apresentação serão no formato de "roda de conversa" no dia 29/10/2020 (quinta-feira).
Sala 1 - Manhã / 09:00 - 11:00
Acesse os resumos expandidos (clique aqui)Link de acesso para participar da sala: meet.google.com/kkv-wiqd-tex
Sala 2 - Manhã / 09:00 - 11:00
Acesse os resumos expandidos (clique aqui)Link de acesso para participar da sala: meet.google.com/ope-avbj-ksw
Sala 3 - Manhã / 09:00 - 11:00
Acesse os resumos expandidos (clique aqui)Link de acesso para participar da sala: meet.google.com/zoj-txeh-jrn
Sala 4 - Manhã / 09:00 - 11:00
Acesse os resumos expandidos (clique aqui)Link de acesso para participar da sala: meet.google.com/egv-kmuz-irg
Sala 5 - Manhã / 09:00 - 11:00
Acesse os resumos expandidos (clique aqui)Link de acesso para participar da sala: meet.google.com/pky-viyu-cmh
Sala 6 - Manhã / 09:00 - 11:00
Acesse os resumos expandidos (clique aqui)Link de acesso para participar da sala: meet.google.com/nrx-aqhg-sbd
Sala 7 - Manhã / 09:00 - 11:00
Acesse os resumos expandidos (clique aqui)Link de acesso para participar da sala: meet.google.com/opk-iace-mzx
Sala 8 - Tarde / 14:00 - 16:00
Acesse os resumos expandidos (clique aqui)Link de acesso para participar da sala: meet.google.com/ayb-uspw-gbt
Link de acesso para participar da sala: meet.google.com/qht-fpuq-kvw
Sala 9 - Tarde / 14:00 - 16:00
Acesse os resumos expandidos (clique aqui)
Sala 10 - Tarde / 14:00 - 16:00
Acesse os resumos expandidos (clique aqui)Link de acesso para participar da sala: meet.google.com/sym-roxj-guk
Sala 11 - Tarde / 14:00 - 16:00
Acesse os resumos expandidos (clique aqui)Link de acesso para participar da sala: meet.google.com/szt-yviu-pwq
Sala 12 - Tarde / 14:00 - 16:00
Acesse os resumos expandidos (clique aqui)Link de acesso para participar da sala: meet.google.com/tmx-hjsv-esm
Sala 13 - Tarde / 14:00 - 16:00
Acesse os resumos expandidos (clique aqui)Link de acesso para participar da sala: meet.google.com/jnx-mfac-zuw
Sala 14 - Tarde / 14:00 - 16:00
Acesse os resumos expandidos (clique aqui)Link de acesso para participar da sala: meet.google.com/mmz-cuaf-spm
Sala 15 - Tarde / 14:00 - 16:00
Acesse os resumos expandidos (clique aqui)Link de acesso para participar da sala: meet.google.com/eir-pncx-oqv
Sala 16 - Tarde / 14:00 - 16:00
Acesse os resumos expandidos (clique aqui)Link de acesso para participar da sala: meet.google.com/itb-tpcr-iuq
Sala 17 - Noite / 19:00 - 21:00
Link de acesso para participar da sala: meet.google.com/zbt-tcbg-rmu
Acesse os resumos expandidos (clique aqui)
Sala 18 - Noite / 19:00 - 21:00
Acesse os resumos expandidos (clique aqui)Link de acesso para participar da sala: meet.google.com/qwh-mhcw-byz
Sala 19 - Noite / 19:00 - 21:00
Acesse os resumos expandidos (clique aqui)Link de acesso para participar da sala: meet.google.com/spy-tizq-mjw
Sala 20 - Noite / 19:00 - 21:00
Acesse os resumos expandidos (clique aqui)Link de acesso para participar da sala: meet.google.com/pjo-nuqd-fmi
Sala 21 - Noite / 19:00 - 21:00
Acesse os resumos expandidos (clique aqui)Link de acesso para participar da sala: meet.google.com/etx-qnmb-bmg
Sala 22 - Noite / 19:00 - 21:00
Acesse os resumos expandidos (clique aqui)Link de acesso para participar da sala: meet.google.com/nmd-ksks-acv
Instruções autores
Orientações para autores/as e orientadores/as (clique aqui)
Listas de frequência
LISTAS DE FREQUÊNCIA
As listas de frequência são disponibilizadas durante as atividades, mas em alguns casos podem ser disponibilizadas neste espaço.
26/10 (segunda-feira, 19h) - Palestra de abertura "A extensão universitária no contexto do isolamento: saberes e práticas para resistir" - LISTA DE FREQUÊNCIA (clique aqui)
28/10 (quarta-feira, 09h às 11h) - Mesa Redonda "UNICENTRO na Comunidade: os projetos de extensão e sua relação com a transformação social" - LISTA DE FREQUÊNCIA (clique aqui)
28/10 (quarta-feira, 19h) - Palestra "Produção acadêmica no contexto do isolamento: os desafios das mães e mulheres" - LISTA DE FREQUÊNCIA (clique aqui)
30/10 (sexta-feira, 14h) - Mesa Redonda "Diálogo sobre a Agroecologia" - LISTA DE FREQUÊNCIA (clique aqui)
30/10 (sexta-feira, 16h) - "II Simpósio de Homeopatia" - LISTA DE FREQUÊNCIA (clique aqui)
30/10 (sexta-feira, 19h) - Palestra "Arte em Tempo de Pandemia: O que nos salva?" - LISTA DE FREQUÊNCIA (clique aqui)
Submissão de trabalhos
Serão aceitas submissões de trabalhos no formato de resumo expandido conforme as normas e o modelo disponibilizados na página do evento.
A inscrição na modalidade apresentador será efetivada anexando-se o arquivo do resumo expandido dentro do prazo estabelecido e de acordo com as normas do evento.
O(A)s inscrito(a)s como Bolsistas de extensão (PIAE, PIBEX, PIBIS, USF/UGF e outros) devem observar:
- Evitar a submissão em duplicidade de trabalhos, apenas um(a) do(a)s autore(a)s deverá fazer a inscrição na modalidade apresentador e anexar o arquivo com o resumo expandido com o nome de todo(a)s o(a)s autore(a)s (inclusive nos casos de obrigatoriedade de publicação de trabalho como resultado da participação no programa de bolsas).
- No ato da submissão do resumo expandido deverá ser indicado o nome do(a) orientador(a) de extensão.
- O(a) orientador(a) é incluído(a) automaticamente na co-autoria do trabalho.
- Para que o trabalho possa ser avaliado, o(a) orientador(a) de extensão deverá validar, no sistema (menu do evento), o arquivo submetido.
O limite máximo de autore(a)s fica limitado a, no máximo, 06 autore(a)s. Sendo 01 autor(a) responsável pela postagem do arquivo e 05 co-autore(a)s.
O conteúdo apresentado no resumo expandido é de inteira responsabilidade do(a)s autore(a)s que deverão verificar o atendimento às normas do evento, inserir as agências/fontes de fomento/financiamento quando for o caso e realizar a revisão ortográfica.
O envio do resumo expandido deverá ser realizado por meio do sistema do evento (menu do evento), impreterivelmente, até o prazo estabelecido. O arquivo deve estar em formato não editável (.pdf).
O resumo expandido deverá ser conferido, antes da postagem final, quanto ao atendimento das normas do evento. Aqueles que não estiverem de acordo com as mesmas serão recusados pela comissão científica.
Normas de submissão
Para maior qualidade
da comunicação científica escrita adotamos as normas da Associação Brasileira
de Normas Técnicas – ABNT: NBR 6022:2018 (Artigo em publicação periódica técnica e/ou
cientifica – apresentação), NBR 6023:2018 (Referências – elaboração), NBR 10520:2002
(Citação – apresentação) que estão compiladas no Manual de normalização
bibliográfica para trabalhos científicos da Universidade Estadual De Ponta
Grossa – UEPG (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. Biblioteca Central
Prof. Faris Michaele. Manual de normalização bibliográfica para trabalhos
científicos. 4 ed. Ponta Grossa : Editora UEPG, 2019. 168 p.).
As normas para
formatação dos trabalhos estão descritas a seguir:
- Modalidade de trabalho
Resumo expandido
- Sobre o texto do
resumo expandido
A depender do recorte proposto, é importante que, ao longo do resumo expandido, sejam apresentadas as articulações entre o projeto/programa e as diretrizes que orientam a formulação e implementação das ações de extensão, conforme a Política Nacional de Extensão Universitária (FORPROEX, 2012): interação dialógica; interdisciplinariedade e interprofissionalidade; indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; impacto na formação do estudante; e, impacto e transformação social (https://www3.unicentro.br/proec/diretrizes-para-acoes-de-extensao-universitaria/).
- Limite de páginas
Até 06 páginas incluindo referências
- Tamanho da página
Papel A4 (21 cm x 29,7 cm)
- Tipo e tamanho de
fonte
Fonte Arial 12 para o texto e fonte Arial 10 para autores, resumo, palavras-chaves, citações longas, notas de rodapé, título/fonte das ilustrações e das tabelas.
- Margens
Superior = 3 cm
Direita = 2 cm
Inferior = 2 cm
Esquerda = 3 cm
Citação longa = 4 cm
da margem esquerda
Parágrafo = 1,5 cm
- Espaçamento
Texto = 1,5 cm
Citações longas (mais
de três linhas) = simples
Referências = simples,
com espaço simples ou uma linha em branco entre as diferentes referências.
Legendas de
ilustrações e tabelas = simples
Títulos das seções e
subseções = 1,5 cm
Texto que separa seção
e subseções = um espaço entrelinhas de 1,5 cm
Resumo = simples
Nota de rodapé = simples
- Ilustrações
Ilustrações são
desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas,
plantas, quadros, retratos e outros. No geral, os elementos que compõem a
estrutura de apresentação das ilustrações são: título, fonte e, se necessário,
notas. No caso de gráficos é obrigatório usar escala e quando necessário
utiliza-se legendas explicativas.
Título: é a descrição do conteúdo e do período referente aos dados
coletados.
Fonte: é a indicação do responsável (pessoa física ou jurídica) dos
dados numéricos. Sendo colocada na parte inferior da ilustração, precedida da
palavra Fonte, seguida da referência. A expressão O autor deve ser
colocada como fonte quando a ilustração for elaborada pelo autor do trabalho.
Exemplo: Fonte: O autor. Quando a ilustração for adaptada usar a expressão Adaptado
de seguido da referência.
Escala: intervalos igualmente espaçados e números mostrados nos eixos
das abscissas e ordenadas.
Legenda explicativa: informa as diferenças entre cores, tipos, símbolos,
etc.
Notas: esclarecimento a respeito do conteúdo da ilustração, são colocadas abaixo da fonte.
Consultar as páginas 23-32 do Manual de normalização bibliográfica para trabalhos científicos da UEPG (2019).
- Tabelas
As tabelas apresentam
informações de dados numéricos, tratados estatisticamente e são abertas nas
laterais.
A tabela é composta
pelos elementos: título, cabeçalho, corpo e fonte.
Título: indica a natureza e as abrangências geográficas e temporal dos
dados numéricos;
Cabeçalho: é a parte
superior da tabela que especifica o conteúdo das colunas;
Corpo: é o local que contém as informações sobre o fenômeno
Fonte: é a indicação do responsável (pessoa física ou jurídica) dos dados numéricos. Sendo colocada na parte inferior da tabela, precedida da palavra Fonte seguida da referência. A expressão O autor deve ser colocada como fonte quando a tabela for elaborada pelo autor do trabalho. Exemplo: Fonte: O autor
Consultar as páginas 32-36 do Manual de normalização bibliográfica para trabalhos científicos da UEPG (2019).
- Referências
Conjunto de elementos
que permitem a identificação, no todo ou em parte, de documentos nos diversos
tipos de formato. A referência permite identificar de qual documento a
informação foi retirada. Podemos elaborar referências de diversos tipos de
materiais, tais como: livros, CDs, DVDs, periódicos, jornais, material
iconográfico, lista de discussões, e-mails, páginas consultadas na internet,
etc.
Os elementos
essenciais que devem ser utilizados para elaboração de uma referência são:
- autor(es);
- título;
- edição;
- local de publicação;
- casa publicadora
(editora);
- ano de publicação/produção.
- Citações
É a menção, no texto,
de informação extraída de outra fonte (revistas, livros, Internet, CD-ROM,
disquete, fita de vídeo), para esclarecer, ilustrar ou sustentar o assunto
apresentado.
Os tipos de citação:
- Citação direta:
transcrição literal de um texto ou parte dele. A citação direta pode ser curta
ou longa.
- Citação indireta:
reprodução das ideias de um outro autor, sem que haja transcrição literal dos
termos; deve sempre indicar a fonte de onde foi retirada a ideia.
Baixe as Normas para formatação dos trabalhos
Baixe o Modelo de resumo expandido em formato ".doc"
Baixe o Modelo de resumo expandido em formato ".pdf"
Baixe o Manual de normalização bibliográfica para trabalhos científicos da UEPG (2019)
Avaliação dos trabalhos
Os trabalhos submetidos ao evento serão avaliados pela comissão científica do evento.
A avaliação dos trabalhos será de forma duplamente anônima, sendo a identidade do(a)s autore(a)s ocultada para o(a)s avaliadore(a)s assim como a identidade do(a)s avaliadore(a)s ocultada para os autore(a)s.
A comissão científica poderá recomendar alterações nos trabalhos que deverão ser atendidas pelo(a) autore(a)s. O(A)s autore(a)s que não atenderem as recomendações da comissão científica terão seus trabalhos recusados.
A comissão poderá retornar os trabalhos para correção uma única vez, sendo que o(a)s autore(a)s terão um prazo máximo de 72 horas para atender as solicitações.
A comissão científica avaliará os trabalhos de acordo com as normas de formatação e apresentação do texto, considerando os seguintes elementos:
- Introdução
A seção introdução deve contemplar a contextualização inicial (contextualizar o projeto/programa extensionista), descrever a justificativa e a importância do projeto/programa, relatar o objeto e os objetivos que originaram a proposta extensionista de forma clara. Esta seção deve responder às perguntas: O que? Por quê? Com quem? Quando? Onde?
- Metodologia
Esta seção deve contemplar a metodologia de realização do projeto/programa de extensão. Descrever o processo (métodos e técnicas e a relação com os objetivos e ações), desde a aproximação com o campo e os sujeitos, até a forma de participação de todos os envolvidos na construção e realização das ações. Deve responder: “Como a proposta extensionista foi realizada?”.
- Análise e discussão
Nesta seção devem ser apresentados e discutidos os resultados mensuráveis e qualitativos da ação. É importante que haja uma articulação entre o contexto teórico com as ações empíricas, bem como a identificação dos objetivos atingidos e/ou outros novos que tenham surgidos e/ou algo que foi além do esperado.
- Considerações finais
Deve ser elaborada a partir dos resultados relevantes que respondam ao objetivo proposto, acompanhado da finalidade da proposta e apontando possível continuidade, dificuldades e/ou oportunidades encontradas. Fazer uma reflexão sobre os aspectos importantes do processo.
- Caráter extensionista do trabalho
Importante atentar para que, ao longo das sessões que compõem o resumo expandido, sejam apresentadas as articulações entre o projeto/programa de extensão e as diretrizes que orientam a formulação e implementação das ações de extensão, conforme a Política Nacional de Extensão Universitária (FORPROEX, 2012): interação dialógica; interdisciplinariedade e interprofissionalidade; indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; impacto na formação do estudante; e, impacto e transformação social. Considerar cada caso, pois depende do recorte proposto no texto.
- Resumo
O resumo é uma das partes mais lidas de um material publicado, portanto é necessário descrever os principais aspectos com informações breves e concretas sobre a justificativa, os objetivos, metodologia/métodos, resultados e considerações finais do projeto/programa de extensão. Deve ser escrito em um único parágrafo, a redação e o estilo devem estar em conformidade com a normas do evento, e o texto não deve exceder 300 palavras. Não deve conter referências bibliográficas/citações.
- Normas de formatação e apresentação do texto
Atendimento às normas de formatação e qualidade de apresentação do texto. Considerar a articulação das ideias.
Apresentação de trabalhos
As sessões de apresentação acontecerão da seguinte forma:
- Os trabalhos aceitos serão organizados em sessões temáticas que serão divulgadas na página do evento conforme o cronograma.
- As sessões temáticas ocorrerão de forma remota (on-line) por meio de reunião no Google Meet e o acesso deverá seguir as orientações constantes na página do evento.
- As sessões temáticas seguirão o formato de “roda de conversa”, dispensada a apresentação individual de cada trabalho.
- Todo(a)s o(a)s apresentadore(a)s deverão fazer a leitura prévia dos trabalhos de sua respectiva sessão temática para discussão durante o evento. Os trabalhos serão disponibilizados na página do evento conforme o cronograma.
- As sessões temáticas contarão com debatedores/mediadores que conduzirão as discussões.
- O(A)s apresentadore(a)s deverão permanecer até o final da “roda de conversa” (sessão temática).
- Os horários das sessões temáticas serão divulgados na página do evento, após a avaliação e seleção pela comissão científica.
- O(A) apresentador(a) que não participar da sessão temática, na data programada, perderá o direito ao certificado e a inclusão do resumo expandido no anais do evento.
- O(a) apresentador(a) do trabalho poderá ser qualquer um(a) do(a)s autore(a)s (co-autoria) do resumo expandido.
Informações gerais
O evento será realizado de forma remota (on-line) de 26 a 30 de outubro de 2020. A programação detalhada será divulgada oportunamente na página do evento.
O acesso remoto (on-line) e a participação nas atividades do evento deverão acontecer conforme orientações constantes na página.
A inscrição é gratuita e aberta ao público em geral.
A inscrição poderá ser feita nas seguintes modalidades:
- ouvinte
- apresentador
Deve se inscrever na modalidade ouvinte quem não irá submeter trabalho para apresentação no evento (postagem no sistema), mas participará das demais atividades. Nos casos de co-autoria de trabalho e quando não for responsável pela submissão de nenhum trabalho no sistema, deve se inscrever na modalidade ouvinte.
O(A)s bolsistas de projeto/programa de extensão inscrito(a)s na modalidade apresentador deverão selecionar a opção: Bolsistas de extensão (PIAE, PIBEX, PIBIS, USF/UGF e outros).
As pessoas que não são bolsistas de projeto/programa de extensão que se inscreverem na modalidade apresentador deverão selecionar a opção: Não bolsista de extensão.
As atividades que integrarão o evento e que necessitem de opção prévia, serão disponibilizadas no menu do evento (depois de realizada a inscrição no evento), tanto para o(a)s inscrito(a)s na modalidade ouvinte ou apresentador, em data a ser comunicada na página do evento.
Em caso de dúvidas entre em contato com a organização do evento.
Datas importantes
- PRORROGADO - Inscrição para ouvintes: até 26 de outubro de 2020 (18h00min)
- ENCERRADO - Inscrição para apresentadores: de 14 de agosto a 21 de setembro de 2020 (23h59min)
- ENCERRADO - Submissão dos trabalhos: de 14 de agosto a 21 de setembro de 2020 (23h59min)
- Avaliação dos trabalhos (resumos expandidos): até 07 de outubro de 2020
- ALTERADO - Divulgação das sessões de apresentação: até 21 de outubro de 2020
- Apresentação dos trabalhos (sessão temática, formato "roda de conversa"): de 26 a 30 de outubro de 2020
Prazos de inscrições
Categoria | Modalidade | Prazo de inscrição | Preço * |
---|---|---|---|
Bolsistas de extensão (PIAE, PIBEX, PIBIS, USF/UGF e outros) | Apresentador | 21/09/2020 23:59:00 | - |
Não bolsista de extensão | Apresentador | 21/09/2020 23:59:00 | - |
Ouvinte | Ouvinte | 26/10/2020 19:30:00 | - |
* O preço de inscrição pode variar com inscrição em atividades.
Resumo Expandido
Antes de baixar o modelo e elaborar o resumo expandido, leia atentamente as normas de submissão no menu do evento. Este arquivo está em formato ".doc" e também está disponível, juntamente com o formato ".pdf", na aba esquerda do menu do site "Normas para submissão".